terça-feira, 6 de janeiro de 2015

LIXO ORGÂNICO



             Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo.


             Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar conseqüências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água.


            No processo de decomposição (apodrecimento) do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos).


            A compostagem é uma forma de tratamento do lixo orgânico. Através da compostagem os resíduos orgânicos ou biodegradáveis como restos de alimentos, fezes de animais, restos de plantas e outros são armazenados em locais adequados e com a aplicação do método se cria um composto que é utilizado como fertilizante, pois melhora a textura da terra. A compostagem diminui o volume do lixo orgânico, e é um método de tratamento de baixo custo. 

   Visite nossa webquest, disponível em:  http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?wq=13201
Atenciosamente: Jarlan José, José Anderson, Lucas Martiniano e Suellen Ketellen.
Fontes: 
       http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_organico.htm
       http://meioambiente.culturamix.com/lixo/tratamento-do-lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário