sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Água: A fonte de vida

   


    A água é necessária em todos os aspectos da vida. O planeta Terra é constituído por 70% dessa fonte, sendo somente 3% de água doce. O desperdício, o consumo exagerado e a poluição desses recursos hídricos são cada vez maiores, mas as conferências internacionais sobre o meio ambiente tentam adequar a toda a população para os riscos da perda da água e propõem novas formas de utilização desses recursos.
     
    Na década de 70, a Comunidade Internacional acrescentou as Conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano a temática ambiental e a partir desse momento os recursos hídricos começaram a ser discutidos. Em 1977 a primeira conferência específica para debater sobre a água foi realizada, chamada de Conferência de Mar Del Plata, na Argentina. O Plano de Ação de Mar Del Plata, tratava do aumento das demandas de água em escala mundial e do desenvolvimento de uma crise que seria contida com os programas de integração dos recursos hídricos.

    A tensão a cerca da construção da Usina de Taipu era um fator importante no momento, sendo somente em 1979 solucionado, onde um acordo entre Argentina, Brasil e Paraguai foi assinado. O acordo pregava questões políticas para o desenvolvimento da sociedade, a geração de energia e a conservação e preservação desse recuso necessário para a vida humana.

A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.”
Artigo 1 da Declaração Universal dos direitos da água

Mas, será que a água é conservada e preservada como demanda o acordo? Nos envie a sua opinião!

Visitem a nossa webquest e participem: http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?wq=13323 

Att: Francielly Costa, Gabriellen Maria, João Vitor Tavares, Paula Rafaella,Ricardo Antonio, Riquele Gama e Samantha Maia.

Sites: