terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Descarte inadequado de lixo.





     Atualmente muitas pessoas não sabem diferenciar o que é lixo ou resíduos . Lixo vem do latim “lix”, que significa cinza. De acordo com o dicionário, lixo é tudo aquilo que não mais tem serventia para determinada pessoa, mas, na verdade, é tudo aquilo que não se pode reciclar. Como por exemplo: os espelhos, lâmpadas, latas de tintas, etc. Já resíduo, é tudo aquilo que se pode reciclar, como garrafas pet, papel, etc. Infelizmente, grande parte da população, produz e joga no planeta de forma incorreta uma grande quantidade de lixo todos os dias, mas esse lixo torna-se uma grande ameaça à saúde de todos os seres vivos e do planeta Terra.
     O descarte incorreto de lixo é de fato um problema que alavanca todos os outros. O lixo em si não é o problema, mas sim o seu descarte. Ao observar os resultados das conferências das Nações Unidas, observa-se que está deixando a desejar as discursões sobre esse ponto tão crucial para o meio ambiente.

     A Rio+20, por exemplo, promoveu um encontro de todos os setores, foi o momento da opinião pública internacional, da comunidade científica e dos principais líderes do planeta estabelecerem objetivos para o desenvolvimento sustentável, num debate ético, moral e político. Porém em seu artigo, divulgando os resultados da conferência não foram satisfatórios para com o lixo.

     Uma das grandes discussões da conferência foi sobre o papel da instância global que seja capaz de unir as metas de preservação do meio ambiente com as necessidades contínuas de progresso econômico, isto é, progredir sem agredir o meio ambiente.

     O lixo deixado em áreas urbanas/rurais é uma das formas mais óbvias de degradação do meio ambiente, eles se configuram como agressões ambientais e até como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública. São resíduos difíceis de serem capturados pelo serviço de limpeza, com impacto significativo sobre a estética das cidades, saúde pública, meio-ambiente e cofres do Estado. Jogar lixo no chão pode ser compreendido como um comportamento anti-social, delituoso e anti-ambiental, caracterizando-se como um problema social.

      O destino do lixo e seu acondicionamento inadequado têm trazido graves problemas a todas as nações. As principais preocupações sobre o descarte inadequado do lixo estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens).


     Visite a nossa webquest relacionado ao descarte incorreto de lixo, disponível em:


  Equipe desenvolvedora do presente artigo: Jarlan José, José Anderson, Lucas Martiniano, Suellen Ketellen.