quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

LIXO INDUSTRIAL


  Os lixos industriais são aqueles providos das atividades diversas de produção e justamente por possuírem essas composições químicas, são os que mais oferecem danos ao meio ambiente.
  O resíduo industrial possui produtos químicos (cianureto, pesticidas, solventes), metais (mercúrio, cádmio, chumbo) e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados. Os resíduos sólidos são amontoados e enterrados; os líquidos são despejados em rios e mares; os gases são lançados no ar. Assim, a saúde do ambiente, e  consequentemente dos seres que nele vivem, torna-se ameaçada, podendo levar a grandes tragédias.
  Requerendo assim um tratamento especial. Por exemplo, na indústria alimentícia os refugos (produção que não pode ser aproveitada) são vendidos para fabricas de ração animal. Indústrias metalúrgicas e de plásticos vende seu refugo para serem reciclado por outras empresas. As indústrias químicas, porém precisam tratar seus dejetos, isso muitas vezes requer altos investimentos.
  O tratamento e destino adequado variam de acordo com a classificação do material. Dependendo da atividade industrial realizada – alimentícia, química, metalúrgica, mineração – os resíduos gerados podem ser classificados como perigosos (Classe 1), não-inertes (Classe 2) e inertes (Classe 3), que possuem formas de tratamento diferentes.
  Considerando que os lixos classes 1 e 2 são os que apresentam mais riscos ao meio ambiente e estão bastante presentes na produção industrial, suas técnicas de tratamento têm como principais objetivos a reutilização ou inertização dos resíduos, que os torna menos ofensivos à natureza. Atualmente os métodos mais utilizados são a incineração, aterros industriais e a reciclagem. 
 Visite nossa webquest, disponível em:  http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?wq=13201
  Atenciosamente: Jarlan José, José Anderson, Lucas Martiniano, Suellen Ketellen.

Fontes: