terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Descarte inadequado de lixo.





     Atualmente muitas pessoas não sabem diferenciar o que é lixo ou resíduos . Lixo vem do latim “lix”, que significa cinza. De acordo com o dicionário, lixo é tudo aquilo que não mais tem serventia para determinada pessoa, mas, na verdade, é tudo aquilo que não se pode reciclar. Como por exemplo: os espelhos, lâmpadas, latas de tintas, etc. Já resíduo, é tudo aquilo que se pode reciclar, como garrafas pet, papel, etc. Infelizmente, grande parte da população, produz e joga no planeta de forma incorreta uma grande quantidade de lixo todos os dias, mas esse lixo torna-se uma grande ameaça à saúde de todos os seres vivos e do planeta Terra.
     O descarte incorreto de lixo é de fato um problema que alavanca todos os outros. O lixo em si não é o problema, mas sim o seu descarte. Ao observar os resultados das conferências das Nações Unidas, observa-se que está deixando a desejar as discursões sobre esse ponto tão crucial para o meio ambiente.

     A Rio+20, por exemplo, promoveu um encontro de todos os setores, foi o momento da opinião pública internacional, da comunidade científica e dos principais líderes do planeta estabelecerem objetivos para o desenvolvimento sustentável, num debate ético, moral e político. Porém em seu artigo, divulgando os resultados da conferência não foram satisfatórios para com o lixo.

     Uma das grandes discussões da conferência foi sobre o papel da instância global que seja capaz de unir as metas de preservação do meio ambiente com as necessidades contínuas de progresso econômico, isto é, progredir sem agredir o meio ambiente.

     O lixo deixado em áreas urbanas/rurais é uma das formas mais óbvias de degradação do meio ambiente, eles se configuram como agressões ambientais e até como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública. São resíduos difíceis de serem capturados pelo serviço de limpeza, com impacto significativo sobre a estética das cidades, saúde pública, meio-ambiente e cofres do Estado. Jogar lixo no chão pode ser compreendido como um comportamento anti-social, delituoso e anti-ambiental, caracterizando-se como um problema social.

      O destino do lixo e seu acondicionamento inadequado têm trazido graves problemas a todas as nações. As principais preocupações sobre o descarte inadequado do lixo estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens).


     Visite a nossa webquest relacionado ao descarte incorreto de lixo, disponível em:


  Equipe desenvolvedora do presente artigo: Jarlan José, José Anderson, Lucas Martiniano, Suellen Ketellen.

Um comentário:

  1. Na sociedade em que vivemos, o desrespeito com o meio ambiente continua crescendo. A produção exagerada de plásticos feitos de polímeros artificias(estes que são praticamente indispensável na vida de qualquer pessoa) continua em larga escala. Mas, quando se trata do seu tempo de degradação, esses polímeros se tornam muito desvantajosos para todo nosso ambiente. A conscientização e o ingresso no modo sustentável de vida por parte da população, pode ser conseguido por meio de palestras e programas como o Rio+20, que são alternativas necessários para que todos ganhem um "amor" a mais pela nossa Mãe Natureza.

    ResponderExcluir